O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional, por isso Somente pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em países que exigem a vacinação precisam do CIVP.
Caso o turista brasileiro não apresente o CIVP, o país de destino pode impedir o desembarque de passageiros procedentes de localidades com elevado risco de contaminação por febre amarela. Por isso, vale a pena conhecer todos os procedimentos necessários para a emissão do CIVP.
Ele pode ser solicitado através da web, pelo site da Anvisa ou presencialmente em postos de saúde cadastrados para emissão desse documento.
Os documentos necessários para o CIVP são:
– Documento oficial com fotografia.
– Cartão nacional de vacinação (Data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina)
– Certidão de nascimento para menores de idade.
Caso você não possa receber a vacina exigida por contraindicação médica, deverá levar consigo o Atestado de Isenção de Vacinação, disponível no site da Anvisa.
Confira abaixo lista de alguns países que exigem certificado de vacina da febre amarela, segundo a OMS: